slimlab.net Informática Hardware Como usar a fonte de alimentação sem computador

Publicações

Como usar a fonte de alimentação sem computador
11 Setembro 2011

fontealim

 

As fontes de alimentação são dispositivos electrónicos, usados para transformar a energia da rede eléctrica em valores apropriados ao funcionamento dos diferentes componentes do computador (placa-mãe, disco rígido, etc.).

Algumas fontes possuem um interruptor ON/OFF que permite cortar, ou deixar passar, a corrente eléctrica, mas isto não é suficiente para que a fonte inicie o funcionamento. A tarefa de ligar ou desligar a fonte pertence à 'motherboard' (placa-mãe) do computador.

No entanto, podem existir situações em que precisemos de usar a fonte fora do computador, como, por exemplo, alimentar um circuito electrónico ou, simplesmente, verificar se a fonte trabalha.

 

É possível pôr a fonte a trabalhar sem recorrer a uma 'motherboard'. Para isso basta que, na ficha de 20/24 pinos, exista uma união entre o fio verde e um dos fios pretos.
 

fich24pin

Para não esquecermos o significado das cores, sempre que formos usar a fonte deste modo, podemos assinalar os conectores verde e preto com + e - respectivamente.

 

Para criar a união, iremos usar um pequeno segmento de fio de cobre com revestimento externo (de côr laranja) e que foi obtido a partir de um cabo de rede (UTP) CAT5e.

fiocobre

No entanto, podia ser usada outra peça metálica, como, por exemplo, um clipe. Usar o clipe é seguro (apesar de não existir revestimento), uma vez que a voltagem no fio verde é de apenas 4 volts - insuficiente para dar choque.

As voltagens dos outros fios variam entre 0 e +5v, excepto o fio amarelo que apresenta +12v. Apesar destes valores serem baixos aconselhamos o uso de alicate e algum cuidado, ao manusear as ligações.

 

Para pôr a fonte a trabalhar, assumindo que já se encontra ligada à tomada eléctrica, estabelecemos a união entre o fio verde e o fio preto escolhido:

uniao

A fonte encontra-se agora em funcionamento.

 

Se os passos anteriores não resultarem, poderá dever-se a:

- união não estar bem feita (mau contacto, conectores errados, etc.)
- fonte não estar ligada à rede eléctrica
- avaria da fonte

 

Podemos determinar que a fonte está ligada, se a ventoínha estiver em funcionamento. Podemos também usar um multímetro para medir a tensão de um fio, por exemplo, de côr vermelha, que deverá rondar os 5 volts. Os fios pretos servem de 'ground' (polo negativo) e deverão estar sempre a 0 volts.

 

uniquebr

Para desligar a fonte basta desfazer a união anterior, removendo o fio laranja. ♦

   
 
 
 
 
 
Design by Inspiration

Creative Commons Conteúdos disponibilizados sob uma licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Portugal
HTTPS/SSL Fingerprint (SHA1): 59:46:EB:34:DE:C1:E4:B3:E0:A2:84:27:6B:30:F9:7E:85:F0:FC:6A